Filhos: Seu maior investimento para um mundo melhor

Gente, esse clima de Ano Novo, muitos desejos e sonhos para o próximo ano, votos de amor e paz.  Eu fico me perguntando: O que de concreto podemos fazer para investir num futuro   melhor?

Sabemos que nós mães e pais temos o futuro em nossas mãos. Somos os guardiões e cuidadores dos futuros donos desse mundo. Isso não é pouca coisa! Então como podemos contribuir para deixar pessoas seguras, amadas, felizes e produtivas? Afinal de contas, pessoas plenas somam, constroem e amam. E eu sinceramente, não visualizo outra forma de construir um futuro melhor se não investirmos nas pessoas.

Eu costumo chamar meus filhos de “passarinhos”. E esse termo é para me lembrar que eles não são meus. Que minha função é de prepara-los para alçar voo.

Esta semana, assisti uma entrevista com o psicoterapeuta, Leo Fraiman. A mensagem dele  era muita clara: Ele falava da responsabilidade dos pais em relação ao desenvolvimento da criança, no sentido de formar um cidadão responsável por si  mesmo e consciente do seu papel na sociedade. Que os pais devem  enxergar que nas  pequenas responsabilidade que damos as crianças, como cuidar de sua própria  roupa , tirar a louça da mesa,  entre outras coisas,   estão lições valiosas   sobre a vida,  incentivando a maturidade e  a responsabilidade. Não incentivar a responsabilidade é estragar a geração futura:

criar  filhos mimados é criar uma criança  folgada, adolescente mimado, adulto desempregado,  sociedade estragada*.

Então o que podemos fazer para sermos  melhores e assim colaborar para formar pessoas melhores? Eu diria que em primeiro lugar, esteja disposta a se doar ( nada de preguiça nem egoísmo) isso não cabe para os pais. Participe de tudo relacionado ao seu filho. Lembre-se que o amor é algo que se ensina. Seja exemplo, se torne mais generoso e demonstre amor e cuidado. Seu filho vê tudo e aprende. E algo  que  considero muito  importante, ensine seu filho a lidar com a frustração, quantas vezes a vida te frustou e você teve que esperar e  entender que isso faz parte do seu aprendizado? Saber esperar, se esforçar para merecer, o  que quer que seja,  um brinquedo,  uma viagem  ou um sonho maior. Ou seja, devemos ensinar que para conseguir algo é necessário preparação,  esforço e muita perseverança. Que na vida   ninguém vai te dar nada  é necessário conquistar. Você não acha que seria uma  deseducação você ensinar o contrário para seu filho?

Não submeta seu filho  Assédio moral familiar,  por frustrações próprias ou até acreditando que estão educando, alguns pais acabam sendo duros demais com as crianças, dizendo  coisas negativas sobre ela ou fazendo brincadeiras desagradáveis. A criança está em formação e um ambiente hostil de nada irá contribuir para a formação da criança.

Daí você vai dizer, mas eu trabalho tanto e estou cansado! Não tenho tempo para isso tudo. E eu te pergunto: Do que adianta trabalhar tanto se não for para viver ao lado dos seus?! A vida é um sopro e quando você piscar, seus filhos já cresceram.

Para formar menos pessoas mimadas, imaturas, egoístas e inseguras temos que nos dar ao trabalho. Delegar a outros a formação dos filhos, não é uma opção sábia. Sim, o trabalho é árduo! Porém nada grandioso  vem sem esforço. Nossos filhos são nosso legado nesse planeta, nosso maior projeto na terra. Aquele  que levará seu nome onde quer que esteja.

Investindo como pudermos nas pessoas, poderemos  acreditar que estamos construindo  um mundo melhor.

Feliz Ano Novo a todos! E sucesso em suas jornadas!

 

Tatiana Santos

* Psicoterapeuta Leo Fraiman.

6 comentários em “Filhos: Seu maior investimento para um mundo melhor”

  1. Fantástico o seu texto, pq me faz ter a certeza q está dedicando tempo e amor as minhas filhas é e sempre será o meu melhor projeto de vida. Às vezes bate uma insegurança, pq tb tem outros desejos de conquistas profissionais, mas o seu texto provocou a reflexão sobre a minha permanência nesta jornada intensa, complexa e amorosa para amar e educar diariamente as minhas filhas.
    Sempre bom ler as suas produções.
    Abraço forte, Ana Emília Lisboa Ramos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s